Além de você escolher a raça e a classe, o D&D Next usa um sistema de background para ajudar a dar vida ao seu personagem. Em edições anteriores, o jogo abordou o “lado mais literário” de criação de personagem de maneira sutil. Era frequente assumir que as pessoas já sabiam como interpretar e não precisavam de muita orientação para isso, e que os jogadores precisavam de pouco incentivo para pensar em seus personagens como algo além do que apenas um conjunto de opções de combate, perícias e magias.
Para a edição de D&D que será lançada em 2014, as coisas mudaram. Muitos dos jogos que se auto intitulam RPGs (principalmente jogos de videogame) não exigem ou mesmo incentivam a interpretação. Para destacar ainda mais as características únicas que tornam o D&D diferente de outros tipos de jogos, nós decidimos nos concentrar nos aspectos não mecânicos da criação de personagem e em como esses aspectos podem moldar o jogo.
Esta semana, vamos dar uma olhada nas tabelas que fazem parte do background de um personagem, e que permitem criar personalidade, ideais, vínculos e fraquezas para o seu personagem. Estes exemplos são para o background do acólito (Provavelmente esse texto não corresponderá exatamente com o que você verá na versão final do jogo, mas é um bom exemplo do que você pode esperar).
d8 | Traço de personalidade |
1 | Eu idolatro um herói especifico da minha fé, e constantemente me refiro aos feitos e exemplo dessa pessoa. |
2 | Eu consigo estabelecer diálogo com os inimigos mais ferozes, ter empatia com eles e sempre trabalhar na direção à paz. |
3 | Eu vejo presságios em cada evento e ação. Os deuses tentam falar conosco; nós só precisamos ouvi-los. |
4 | Eu tenho uma atitude incansavelmente otimista. |
5 | Eu cito (ou faço referência) a textos sagrados e provérbios em quase todas as situações. |
6 | Eu aproveito a boa comida, bebida, e a alta sociedade entre a elite do meu templo. Não gosto de vida dura. |
7 | Eu acredito que meu Deus seja o único em que qualquer pessoa racional deveria adorar, e eu trabalho lentamente para converter aqueles ao meu redor. |
8 | Eu passei tanto tempo no templo que tenho pouca experiência prática em lidar com as pessoas do mundo exterior. |
Para começar, um background fornece uma tabela com exemplos de traços de personalidade (em um determinado momento, falamos sobre ter entradas separadas para traços positivos e negativos, mas um traço negativo sobrepõe o espaço de destinado à interpretação de uma fraqueza de seu personagem). Os traços de personalidade são destinados a fornecer elementos simples para o personagem – fácil de lembrar e fácil de interpretar. Cada traço fornece um apoio bem óbvio para ajudar você a interpretar na mesa de jogo. Os traços de personalidade não foram pensados para serem sutis ou fáceis de ignorar. Nós queríamos exemplos que se sustentassem.
d6 | Ideal |
1 | Tradição. As antigas tradições de veneração e sacrifício devem ser preservadas e mantidas. (Leal) |
2 | Caridade. Eu sempre tento ajudar aqueles em necessidade, não importa o custo. (Bom) |
3 | Mudança. Temos que ajudar a trazer as mudanças que os deuses estão constantemente operando no mundo. (Caótico) |
4 | Poder. Espero, algum dia, ascender ao topo da hierarquia religiosa de minha fé. (Leal) |
5 | Fé. Eu confio que a minha divindade vai orientar minhas ações. Eu tenho fé que se eu trabalhar duro, tudo ficará bem. (Leal) |
6 | Aspiração. Eu procuro me provar digno do favor de meu Deus, fazendo as minhas ações ir ao encontro de seus ensinamentos. (Todos) |
Os ideais são um pouco mais sutis do que a personalidade. Se você pensar na personalidade como um conselho tático – uma descrição resumida de como interpretar seu personagem em determinado momento – os ideais são melhor representados como uma estratégia de longo prazo. Eles lhe dão orientação sobre como seu personagem agirá ao longo de uma campanha, ajudando a estabelecer objetivos de longo prazo e dando-lhe uma ideia de como as crenças do seu personagem podem estar ligadas a qualquer situação.
Muitos ideais estão vinculados a um componente da tendência do personagem, que pode lhe ajudar a escolher uma tendência, ou apontando-lhe para entradas específicas da tabela se você já tiver um.
d6 | Vínculo |
1 | Eu busco uma antiga relíquia da minha fé que foi perdido há muito tempo. Eu morreria para recuperá-la. |
2 | Eu irei me vingar do hierarca de um templo corrupto que me marcou como um herege algum dia. |
3 | Eu devo a minha vida ao padre que me acolheu quando meus pais morreram. |
4 | Eu faço tudo pelas pessoas comuns que estão sob o cuidado do meu templo. |
5 | Eu farei qualquer coisa para proteger o templo onde eu servia. |
6 | Eu procuro preservar um texto sagrado que meus inimigos consideram herético e querem destruir. |
Um vínculo é semelhante ao ideal de um personagem, mas ele te liga a um grupo específico, pessoa, objeto ou lugar dentro da campanha. Enquanto um ideal é abstrato, um vínculo é um elemento tangível da campanha, e pode ser usado pelo Mestre para criar ganchos instantâneos para o personagem. Na melhor das hipóteses, os vínculos podem dar ao Mestre o ponto de partida para uma série de aventuras na campanha.
d6 | Fraqueza |
1 | Eu julgo os outros com severidade, em parte porque eu sou mais severo ao julgar a mim mesmo. |
2 | Eu confio demais naqueles que estão no poder dentro da hierarquia do meu templo. |
3 | Meu desejo de espalhar a minha fé, por vezes, leva-me a confiar cegamente nas pessoas que podem querer se converter. |
4 | Eu sou inflexível em minha maneira de pensar. |
5 | Eu desconfio de estranhos e sempre suspeito o pior deles. |
6 | Quando que eu tenho um objetivo, eu me torno obcecado com isso, em detrimento de tudo o mais na minha vida. |
Os personagens mais interessantes têm um lado obscuro – uma fraqueza que pode se tornar a sua ruína, ou que serve como um importante teste de força e de vontade. Tal como o seu traço de personalidade, uma fraqueza é algo que ajuda a moldar como você interpreta seu personagem durante o jogo. Ele também pode servir como um gancho útil para o Mestre construir aventuras. Se você é desconfiado de estranhos, o que acontece quando o grupo se depara com um estranho conclave de druidas isolados? Você se alia a eles contra o dragão verde, ou você suspeita que eles estejam enganando e matando gente civilizada que entram em sua floresta primitiva?
Estes elementos de interpretação no background do seu personagem tornam o jogo mais interessante ao te encorajar a pensar como seu personagem, e se afastar um pouco da decisão “correta” em termos das regras do jogo. Entretanto, tenha em mente que os traços de personalidade, ideais, vínculos e fraquezas são apenas sugestões. Eles têm tanto efeito na maneira como você joga com o seu personagem quanto você desejar. Nós incluímos tabelas aleatórias apenas para servir como uma opção rápida durante a criação do personagem, e para servir de inspiração para a criação de seus próprios conceitos para o seu personagem.
No final das contas, esses elementos de background são simplesmente ferramentas para ajudar a tornar a interpretação mais instintiva e para aumentar a sua diversão no jogo.
Link para o artigo original:
http://www.wizards.com/DnD/Article.aspx?x=dnd/4ll/20140505
Traduzido e adaptado por Rafael Silva
Galfornaly
Interessante.