Neo Guanabara: Cyberpunk Tropicália disponível!

Um novo jogo cyberpunk emerge em terras tupiniquins.

Neo Guanabara: Cyberpunk Tropicália é um livro de RPG completo com tudo o que se precisa para jogar um “Cyberpunk Tropicália”, envolvendo artes marciais, super-heróis bizarros e um sistema de campanha que faz a cidade titular evoluir, crescer e mudar.

A alma do jogo é a ideia de que os personagens jogadores são “Perseguidores”, uma espécie de mercenário/celebridade que é adorado na internet underground, e não só eles têm poderes e técnicas incríveis que vão muito além da capacidade humana, como também têm poder político na cidade de Neo-Guanabara, permitindo a eles moldarem a cidade e as facções na base de poder dela.

O jogo de poder, o que chamamos no livro de “Poder nu e cru”, é o tema principal de Neo Guanabara, pois o esquema dos Perseguidores foi criado pela classe de governantes, os políticos que vivem na parte rica da cidade, ao qual os cidadãos chamam de “A Metrópole”.

Tal classe, conhecida como “Os Transhumanos”, vê a cidade-estado como um experimento social, algo para talvez aplicar no resto do mundo. Mas até eles são apenas parte do sistema de poder, que governa até mesmo os governantes.

E tal experimento é simples: um governo que não governa para o povo, mas para classe política, que mente constantemente, que causa a ascensão de sindicatos do crime que controlam pedaços da cidade. Ao mesmo tempo, o mesmo governo empurra a ideia de esperança, de que se o político certo for eleito, este salvará a cidade.

E enquanto que, oficialmente, o governo opõe tais Perseguidores, secretamente são os tais Transhumanos que controlam a Guilda de Perseguidores, a facção que dá poder político e auxílio aos Perseguidores.

Cada personagem jogador busca um tipo de Justiça – No Quick Start que você pode baixar gratuitamente no link mais abaixo, você já pode ver 5 diferentes tipos de justiça, no livro haverá ainda mais opções!

É perseguindo essa justiça que cada personagem gera um recurso chamado “Fama”, e interagindo com/contra as diferentes gangues que ganha “Renome” entre tais facções.

Usando “Fama” e “Renome” no final de uma série de aventuras (nunca mais do que 4 no total!), cada jogador pode gastar tais recursos nas tabelas de “Mini-Campanha” para habilitar/alterar elementos de Neo Guanabara, rumo a um “objetivo final” que modificará a cidade de maneira permanente, e que deve ser evocada toda vez que o grupo decidir jogar uma nova mini-campanha.

Os jogos de poder nu e cru dos “Transhumanos” é cinzento, amorfo e sempre presente. O sonho de liberdade e de justiça é apenas isso. Uma ilusão.

Como os personagens jogadores irão lidar com isso? Será que irão se rebelar? Ou ainda, trabalhar dentro do sistema, tentando salvar o máximo de pessoas individuais? Há sempre a possibilidade de serem corrompidos e apenas lutarem por sua própria vontade.

O experimento social de Neo Guanabara não tem conclusão definida, afinal.

As Regras

O jogo é dividido em quatro momentos:

– Testes
– Combates
– Debates
– Investigação

E tirando o último ‘momento’, todos eles se relacionam ao que chamamos de “A rolagem”:

Prepare uma parada de dados pegando 1 dado dos seguintes elementos da ficha de personagem: Regra de Engajamento, Pilar, Perícia e Aumento. Role os dados, selecione 2 dados como “Valor” e 1 dado como “Nível de Efeito”.

O Valor é comparado com o Valor da Reação executada pelo alvo, ou pelo número estático de dificuldade do Teste, enquanto o Nível de Efeito é a “qualidade” do resultado. Quanto maior tal nível de efeito, mais eficaz foi a ação.

Ao entender “A rolagem”, você entende a essência do jogo. O ponto é selecionar elementos da ficha que ativam efeitos especiais dependendo do contexto da ação. Sejam testes, combates ou ainda Debates!

Para informações especificas sobre todos esses “momentos”, é só checar o Quick Start no link mais abaixo. O sentimento que o game design tenta passar é sobre posicionamento, e trabalhar lado a lado com outros personagens jogadores para punir terrivelmente inimigos que cometem erros de posicionamento – e vice versa. O sentimento de jogos de pancadaria dos anos 1990 para Mega Drive.

Debates usam uma “Mega Parada de Dados” onde todos os personagens participam e é decidido em uma rolada apenas! Tal mecânica é usada para resolver situações cabeludas e complexas sem violência, e requer que jogadores gastem sua Fama/Renome para iniciarem. É possível ganhar coisas como Aumentos, aliados e até mesmo mais Fama/Renome em tais cenas. Mas é também possível perder influência na cidade caso o debate seja perdido.

Finalmente, temos Investigação – Que não usa nenhum dado. Recomendo muito que leiam com calma as regras de Investigação do Quickstart, acredito que não há nada parecido no mercado brasileiro. O sistema foi inspirado fortemente pelo sistema “Gumshoe”.

Compre agora a versão em PDF do livro no link abaixo, no Dungeonist:

dungeonist.com/marketplace/product/neo-guanabara-a-cidade-do-futuro/

 

Quer conhecer um pouco mais desse RPG antes de comprá-lo? Baixe agora, gratuitamente, o Quick Start do jogo:

Neo-Guanabara Quick Start

 

Confira também o vídeo promocional:

 

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