Anos atrás, na ainda ativa Lista de Discussão da REDERPG no Yahoo Grupos, eu fiz algumas seleções de filmes clássicos que todos jogador de RPG deveria assistir – filmes épicos, de fantasia, e de capa e espada. Filmes anteriores à década de 1980! Nas trocas de mensagens que se seguiram, o Luciano P. Giehl, do blog Mundo Tentacular complementou brilhantemente com filmes que eu acabei esquecendo, e o Octávio Aragão também colaborou lembrando mais um ou outro.
Pois bem, aí está ela, a super-hiper-mega lista de filmes que todo jogador de RPG deveria assistir, com links e alguns comentários. Como a lista é MUITO extensa, divivimos em partes e essa é a primeira. Não existe critério nessa divisão, apenas conforme eles foram lembrados e citados.
Muitos desses filmes ainda passam nos canais TCM e Telecine Cult das TVs por assinatura. Divirtam-se e não deixem de conferi-los!
– “El Cid” (El Cid): – Clássico com C maiúsculo, com Chalton Heston e Sophia Loren. Se querem saber o que é ser um paladino de verdade, vejam esse filme. Aliás, vejam de qualquer maneira, é um filme que não envelhece e sempre emociona.
– “O Senhor da Guerra” (The War Lord): Também com Charlton Heston, referência obrigatória sobre a Idade Média e os normandos. O filme é fabuloso!
– “Ben Hur” (Ben Hur): O mais famoso filme épico do Charlton Heston. Tem a clássica corrida de bigas que ainda impressiona. E inspirou a corrida de pods de Star Wars I: Ameaça Fantasma.
– “Os Sete Samurais” (Shichinin no Samurai): Do grande mestre Akira Kurosawa, o pai de todos os filmes de samurai. O filme raiz de todos os filmes que se basearam nele, de faroeste, de ficção científica e até o “Vida de Inseto”.
– “O Escudo Negro de Falworth” (The Black Shield of Falworth): Com Tony Curtis e Janet Leigh, mostra o treinamento de um cavaleiro.
– “Scaramouche” (Scaramouche): Com o grande Stewart Granger, Mel Ferrer, Janet Leigh e Eleanor Parker. O mais longo e melhor duelo de esgrima do cinema. Baseado na novela homônima de Rafael Sabatini.
– “No Reinado da Guilhotina” (The Purple Mask): Com Tony Curtis, um defensor da nobreza na França de Napoleão. A cena em que ele resolve provar que é o Pimpinela Escarlate para os nobres da academia de esgrima, contra os melhores espadachins da França, é antológica.
– “Spartacus” – (Spartacus): De Stanley Kubrick, com Kirk Douglas, Tony Curtis, Jean Simmons e Sir Laurence Olivier. Filme obrigatório. A série de televisão é fantástica, mas esse filme é um megaclássico! Há a versão mais recente em filme com o Goran Visjnic no papel de Spartacus, mas não chega aos pés da versão do Kubrick.
– “Vikings, os conquistadores” – (The Vikings): Ele é anterior a Spartacus, mas já tem a dupla Douglas e Curtis. Embora em alguns momentos dê para perceber as espadas de borracha, ele tem cenas antológicas, como o Kirk Douglas andando nos remos, a “justiça” do Rei inglês e a tomada do castelo. Além da reconstituição da aldeia e do modo de vida viking.
– “Os Lendários Vikings” – (The Long Ships): Com Richard Widmark e Sidney Poitier. Vikings em busca de um gigantesco sino de ouro, vão parar em terras mulçumanas do rei interpretado por Sidney Poititer. A cena da “Égua de Aço” é alguma coisa…
– “Príncipe Valente” – (Prince Valiant): Com Robert Wagner e James Mason, baseado na célebre e também clássica HQ de Hal Foster. Outro grande clássico do cinema, trazendo Robert Wagner no papel título.
– “O Prisioneiro de Zenda” – (The Prisioner of Zenda): Com o grande Stewart Granger e James Mason no papel do vilão que diz a célebre frase “Aquele que luta e foge, vive para lutar outro dia”. Filme obrigatório para os amantes do RPG Castelo Falkenstein.
– “Falcão dos Mares” – (Capitan Horatio Hornblower R.N.): Traz Gregory Peck como o intrépido Capitão da Marinha Inglêsa no tempo das guerras napoleônicas.
– “O Cisne Negro” – (The Black Swan): Com Tyrone Power e Maureen O’Hara, clássico obrigatório, também baseado na novela homônima do soberbo Rafael Sabatini.
– “O Gavião e a Flecha” – (The Flame and The Arrow): Com Burt Lancaster, Nick Cravat e Virginia Mayo, muito bom!
– “O Pirata Sangrento” – (The Crimson Pirate): Repetindo a dupla Lancaster e Cravat, o filme puxa pelo lado cômico, mas é muito bom!
– “Os Cavaleiros Teutônicos” – (Krzyzacy): Também passou no Telecine Classic. É uma produção polonesa, excelente reconstiuição de época, recria uma das mais importantes batalhas da Idade Média, Batalha de Grunwald, e tem um personagem excepcional: Jurand de Spikowa. Abstraiam os “defeitos especiais” (espadas de borracha e manequim sendo jogado no lugar de uma pessoa).
– “Lancelot, O Cavaleiro de Ferro” – (Lancelot and Guinevere): Com Cornel Wide no papel de Lancelot.
– “Caminhando com o amor e a morte” – (A Walk with Love and Death): Com Angelica Houston. Excelente reconstiuição da Idade Média. Mostra como era a mentalidade dos nobres.
– “O Espadachim de Siena” – (La Congiura dei Dieci): Com Stewart Granger. Esgrima, muita esgrima e excelentes tiradas!
– “O Pirata Real” – (Seven Seas to Calais): Produção italiana com Rod Taylor fazendo o papel de Sir Francis Drake, tendo como clímax a épica batalha naval da marinha inglesa contra a Invencível Armada da Espanha.
Por Marcelo Telles e Luciano P. Giehl, com a inestimável colaboração de Octavio Aragão.