Quase um ano se passou desde que introduzimos as “check boxes” nas ‘reporting sheets dos cenários de Pathfinder Society Organized Play. Talvez você não tenha tido a oportunidade de ser o Game Master de um dos cenários da 5º temporada, então me deixe recapitular a ideia. Quase todo cenário na 5º temporada teve uma caixa com espaços para serem assinalados, nomeados de “A” à “D”, e ao final de cada cenário, instruções de quais deveriam ser preenchidos, dependendo do que acontecesse na aventura. Os personagens se aliaram com o Time 1? Marque a opção “A”. Se aliaram ao Time 2? Marque a opção B. Se por acaso eles destruíram os times 1 e 2, marque “C” ou “D”, respectivamente.
Os resultados dessas opções marcadas são usados quando o organizador do evento reporta as aventuras online, e nós estivemos usando essa informação para assistir as misturas e formas na medida em que a storyline se altera de modos cada vez mais visíveis. Por exemplo, a facção de Qadira tem recrutado vários parceiros comerciais ao longo do último ano, mas algumas rivalidades com um ou outro levaram os personagens a escolher favorecer uma ao invés de outra. Quando eu olhei para os números reportados de um cenário anterior, eu vi que dois desses parceiros estavam empatados pescoço a pescoço, então eles voltaram para um desempate em um outro cenário.
Outro exemplo envolveu escolher aonde construir um acampamento, e após coletar as informações por alguns meses, eu vi que havia um local favorito para isso. Aquela escolha decidiu o curso de um cenário recente. Mesmo parecendo assuntos inócuos como um NPC sobrevivendo a um cenário, permite a você moldar as futuras aventuras quando determinamos quais vilões ainda estão lá for a cultivando uma contenda.
Informações como estas também contribuem para a evolução das oito facções de Pathfinder Society ainda ativas. Lá atrás, em 2013, nós revelamos que os interesses das facções poderiam mudar com o tempo. Na verdade, baseado na storyline, decisões de personagens, e o feedback dos jogadores, até mesmo o alinhamento da facção e o seu líder pode mudar. Ao longo de “Year of the Demon” (O ano do Demônio – título da quinta temporada), as cinco facções originais se distanciaram de suas respectivas nações—algumas afastadas por problemas internos e outras, impulsionadas para pastos mais verdes. Sem dúvidas muitos de vocês testemunharam esses eventos através da temporada, e os posts posteriores do blog revelarão os verdadeiros interesses das facções e suas novas faces.
É claro, qualquer conversa sobre mudanças nas facções erguem perguntas. A minha facção vai mudar? E se eu não gostar do que está acontecendo com minha facção? Eu posso mudar de facção livremente? Quanto tempo eu tenho para mudar de facção? Em breve nós estaremos voltados a tornar quaisquer transições o mais razoável, indolor, e junta possível. Nós vamos fornecer mais detalhes na medida que nos aproximamos da nova temporada.
Bons jogos.
John Compton and Mike Brock
Desenvolvedor e coordenador da Campanha Pathfinder Society.
Tradução: Jorge Caffé
Equipe REDERPG