Mike Mearls
No último pacote para o playtest de D&D Next, fomos audaciosos em remover as perícias do jogo. Nossa concepção geral para perícias seguiu estas abordagens e objetivos:
- Enfatizar as habilidades como o centro do jogo. As habilidades substituíram as perícias como as ferramentas principais para os personagens usarem em seus testes.
- Perícias são ótimas para personalizar um personagem, mas desajeitadas para dar ênfase (especialmente com sua tendência em inflar constantemente bônus e CDs) transformando-as em uma lista do que você pode e não pode tentar.
- Incentivar a flexibilidade e a criatividade na mesa, tornando as perícias em um bônus verdadeiro, ao invés de um componente necessário para se ter capacidades básicas em uma área. As habilidades servem para isso.
- Nossas CDs precisam resguardar a precedência dos valores de habilidade, garantindo que os primeiros níveis de dificuldade estão dentro do escopo de alguém usando um modificador de habilidade de médio a alto. Somente as grandes CDs, as tarefas muito difíceis, exigem perícias.
- Agilizar o jogo, removendo regras específicas de perícias e colocando-as nas regras básicas do jogo. Ao invés de ter regras para escalar determinadas por uma perícia Escalar, o jogo inclui escalar como uma maneira de se mover dentre outras.
- Perícias têm uma tendência em manter as ações e regras afastadas uma das outras. Ao iniciar com regras básicas e, em seguida, acrescentar as perícias, podemos garantir que o jogo seja tão simples e fácil de jogar quanto possível. As perícias não devem introduzir novas regras. Eles simplesmente devem oferecer um modificador em situações já cobertas pelas nossas regras.
A partir da última rodada de feedback ficou evidente que remover totalmente as perícias não foi uma opção popular. Houve uma tendência dos playtesters não gostarem dela, embora uma boa parcela tenha apreciado a simplicidade e flexibilidade que a remoção trouxe ao jogo.
Pessoalmente, eu gosto das perícias como uma ferramenta para personalização de personagens. Eu gosto da possibilidade de criar um clérigo com um alto valor em Destreza, escolher uma armadura de couro e uma arma de longo alcance, escolher perícias que melhorem meus testes de furtividade, sobrevivência e percepção, e me permitam interpretar um rastreador e caçador ao ar livre que seja muito diferente do clérigo tradicional, equipado com maça e cota de malha.
Além disso, para jogadores iniciantes, as perícias podem servir como uma referência útil em que seu personagem é bom. De preferência, as habilidades não deveriam suprimir os testes de habilidade, mas ajudar a orientar o processo de tomada de decisões. Elas deveriam inspirar e ajudar os jogadores em vez de restringi-los.
Aqui é onde nós chegamos com as habilidades:
- Na apresentação, as perícias serão subordinadas às habilidades. No texto de regras, vamos nos referir a um teste de Força (Atletismo) em vez de um teste de Atletismo. Esta apresentação segue a nossa filosofia de que as habilidades são os alicerces do sistema e as perícias são bônus para esses testes.
- Como um bônus adicional, isso torna mais fácil para os Mestres variar as habilidades correspondentes de uma perícia. Força (Atletismo) pode se aplicar ao escalar um penhasco traiçoeiro. Sabedoria (Atletismo) pode se aplicar ao avaliar a dificuldade de escalar esse penhasco.
- Quando você ganha proficiência em uma perícia, você ganha um bônus baseado no seu nível. Alguns personagens, especialmente os ladinos, podem tornar-se especialistas em uma perícia. Especialistas ganham um bônus de +5 na perícia de sua proficiência.
- Seu bônus de perícia é igual ao seu bônus de proficiência. Seu bônus de proficiência é baseado no seu nível total e aplica-se às perícias, armas e ferramentas em que você é proficiente. Por esta razão, nós não temos uma perícia Ofício. Em vez disso, você pode se tornar proficientes com o conjunto adequado de ferramentas necessárias para realizar um ofício ou fazer um objeto.
- O bônus de proficiência começa em +2 e aumenta até +6. Isto segue o nosso modelo de manter os bônus sob controle, para assegurar que a variação das CDs permaneça consistente em todos os níveis.
- Nós também estamos substituindo o bônus baseado em dados por um modificador fixo. Nós tivemos um monte de comentários de que a natureza variável dos resultados dos dados gerou apenas frustração. As pessoas gostam de aleatoriedade, mas é irritante querer interpretar um personagem habilidoso e sofrer com os caprichos de duas rolagens de dados.
- O bônus para especialista é importante para garantir que os ladinos sejam os melhores em encontrar armadilhas, rangers se destaquem em sobreviver ao ar livre, e os bardos sejam os melhores em atuação. Vamos usá-lo seletivamente no desenvolvimento para garantir que as classes que são especialistas em determinadas áreas possam se destacar.
- Temos uma lista bastante compacta de perícias, tanto porque o feedback mostrou que as pessoas gostaram de perícias mais abrangentes e porque algumas perícias podem migrar para proficiência com ferramenta. No lugar de uma perícia de ferreiro, você tem proficiência com as ferramentas de um ferreiro. O mesmo se aplica a ferramentas de ladrão e abrir fechaduras ou desativar as armadilhas. Note-se que o bônus de conhecimento do último pacote foi retirado e substituído com as perícias adequadas. Aqui está a lista de perícias com as habilidades que elas normalmente estão vinculadas.
- Acrobacia (Des)
- Adestrar Animal (Sab)
- Arcana (Int)
- Atletismo (For)
- Atuação (Cha)
- Furtividade (Des)
- História (Int)
- Intimidação (Car)
- Medicina (Int)
- Natureza (Int)
- Percepção (Sab)
- Persuasão (Cha)
- Prestidigitação (Dex)
- Procurar (Int)
- Religião (Int)
- Sentir Motivação (Sab)
- Sobrevivência (Sab)
- Trapacear (Cha)
- Para coisas como a perícia Profissão, estamos confiando nos backgrounds. Um marinheiro pode usar suas escolhas de background para se tornar proficiente nas perícias Acrobacia, Natureza e Percepção e com os veículos aquáticos.
- Vamos incluir um sistema opcional para as perícias que reflitam um background ou arquétipo mais amplo de personagem. Por exemplo, o marinheiro pode ser uma característica que lhe conceda um bônus de proficiência em qualquer teste que pode ser razoavelmente ligado à sua experiência como marinheiro. Este sistema opcional iria substituir ou complementar as perícias, conforme opção do grupo.
- O sistema de perícias e proficiência permite que qualquer pessoa tente qualquer coisa. Perícias e proficiências oferecem um bônus. Eles não são um muro que impede a chance de se tentar algo. Qualquer um pode tentar arrombar uma fechadura, mas um ladino é melhor nisto porque ele ou ela é proficiente com ferramentas de ladrão.
Esse é o resumo de nosso sistema de habilidade. No final das contas, perícias não são totalmente opcional , mas nossa abordagem torna relativamente fácil ignorá-las. Eu acredito que, apesar delas fazerem parte das regras básicas do jogo, nós as tornamos simples de usar o bastante para que elas beneficiem os iniciantes ao proporcionar foco enquanto mantém as habilidades como as peças centrais do jogo.
Link para o artigo original:
http://www.wizards.com/DnD/Article.aspx?x=dnd/4ll/20130916
Traduzido e adaptado por Rafael Silva
Guzzon
É impressão minha ou a lista reduzida é maior que na 4ª edição?
ViniciusZoio
A lista reduzida é maior que na 4ª edição. Há algumas idiossincrasias básicas aí – como – “Search” quando já temos “Perception” e “Handle Animal” quando já temos “Nature”.
No geral, BEM melhor do que nos pacotes anteriores, onde tínhamos coisa do naipe de “Use Rope” ¬¬.
Alex Stirner
Gostei desse último pack (no quesito Perícias). O sistema de perícias em si lembra o do AD&D 2ed, onde a perícia é um teste de atributos mais algum modificador… Legal!
Galfornaly
Sinceramente não gostei do apresentado. Não difere muito do que já se usava antes. Nem sequer a lista é muito diferente. Ponto negativo.