Para comemorar o lançamento independente do suplemento Soldiers of Fortunte (Soldados da Fortuna) da Open Design para a 4ª Edição de Dungeons & Dragons, o autor Matt James lhes traz material adicional para uma campanha militar.
______
A guerra sempre permeou a história desde que os primeiros mortais respiraram. Seja por motivos de orgulho, abrigo ou até mesmo monotonia, a guerra existiu em todas as formas e continuará a existir até o fim dos tempos. Até mesmo os deuses fazem guerras, confundindo muito além da compreensão de qualquer mortal.
Mercenários são normalmente retratados como indivíduos desalmados na cultura popular cujo único desejo é ter lucros de atividades perigosas. Embora muito dessa imagem seja verdadeira, por vezes os soldados da fortuna trabalham por causas maiores que eles próprios. Aqui está um tema opcional que você pode aplicar ao seu personagem, especialmente se você está considerando mercenário como prelúdio do seu personagem. Você também notará que muito deste antecedente combina com as opções apresentadas em Soldados da Fortuna, um produto Open Design que apresenta o fantástico e emocionante mundo dos mercenários…
Mercenário
Mercenários são normalmente definidos como forças organizadas fora do recrutamento, para aumentar operações militares existentes. Embora normalmente submetidas às leis e éditos da guerra, mercenários aliviam a fraqueza no exército de um general.
Como mercenário, você escolheu esta linha de trabalho por seu pagamento e prestígio, e você pode ter pouco ou nenhum interesse na lealdade ou fidelidade a reinos ou causas. Você aceitou seu quinhão em vida e está usando seus talentos e habilidades para forjar uma vida honesta.
Mercenários vêm de todos os caminhos da vida e de todas as profissões. Do culto mago ao habilidoso ladino, mercenários são mais do que brutos com armas.
Montando um Mercenário
Mercenários têm uma propensão por combate a curta distância, e muitos preferem o elemento de surpresa e combate pouco ortodoxo.
PERFIL DE MERCENÁRIO
Papel Secundário: Agressor ou Defensor
Fonte de Poder: Marcial
Poder Concedido: Você ganha o poder Vontade de Mercenário.
PROEZAS DE MERCENÁRIO
Os poderes dispostos abaixo estão disponíveis a qualquer personagem que tenha aplicado o tema mercenário.
Vontade de Mercenário (Característica de Mercenário)
Você tira vantagem do campo de batalha e assume a posição perfeita.
Encontro
Ação de Movimento Pessoal
Efeito: Você ajusta 2 quadrados.
Ache Teu Oponente (Utilitário de Mercenário 2)
Você pode incentivar seus inimigos a saírem de seus esconderijos.
Encontro
Ação Menor Explosão Contígua 10
Gatilho: Uma criatura que você viu durante este encontro fique invisível.
Efeito: Você marca a criatura, e ela se torna visível até o fim do seu próximo turno.
Manobra de Agarrão (Ataque de Mercenário 3)
Você empurra seu oponente à posição perfeita.
Encontro ♦ Marcial, Arma
Ação Menor Arma
Alvo: Uma criatura
Ataque: Habilidade primária vs. Fortitude
Acerto: 1[A] + modificador de habilidade de dano, e o alvo ajusta 2 quadrados.
Duelo de Mercenário (Ataque de Mercenário 5)
Você chama seu oponente para um duelo até a morte.
Diário ♦ Marcial, Arma
Ação Padrão Arma corpo a corpo
Alvo: Uma criatura
Efeito: O alvo está marcado até o fim do encontro. Nenhuma outra marca supera esta.
Ataque: Habilidade primária vs. CA
Acerto: 3[A] + modificador de habilidade de dano.
Efeito: O alvo sofre uma penalidade -2 em todas as defesas (TR encerra).
Trabalho em Unidade Pequena (Utilitário de Mercenário 6)
Mercenários trabalham bem em equipes pequenas e eficazes.
Diário
Ação Menor Explosão contígua 5
Efeito: Todo aliado na explosão recebe um bônus +2 em todas as jogadas de ataque e dano até o final do encontro.
Especial: Um aliado que se mova a mais de 5 quadrados de outro aliado com este efeito perde todos os benefícios deste poder.
Massacre por Precisão (Ataque de Mercenário 7)
Você usa um ataque preciso, preparando-o para uma devastadora seqüência.
Encontro ♦ Marcial, Arma
Ação Padrão Arma corpo a corpo
Alvo: Um inimigo
Ataque: Habilidade primária + 2 vs. CA
Efeito: Você ganha vantagem de combate contra o alvo até o fim de seu próximo turno.
Senhor da Guerra (Ataque de Mercenário 9)
Sua experiência em combate o ajuda a repelir seus inimigos com resultados avassaladores.
Encontro ♦ Marcial, Arma
Ação Padrão Arma corpo a corpo
Alvo: Uma criatura
Ataque: Habilidade primária vs. CA
Acerto: 4[A] + modificador de habilidade primária de dano, e você conduz o alvo 1 quadrado. Você pode então ocupar o quadrado que o alvo deixou.
Efeito: Todo aliado a 5 quadrados pode fazer um ataque básico corpo a corpo como ação de oportunidade.
Motivado pelo Sangue (Utilitário de Mercenário 10)
A vida no mar lhe deu certas perícias associadas ao trabalho num navio.
Sem Limite
Sem Ação Pessoal
Gatilho: Você ou um aliado sangrem por um ataque.
Efeito: Você ganha um bônus de +2 para toda jogada de dano até o fim do encontro.
Por Matt James
Tradução Thiago Haiachi
Equipe RedeRPG
Fonte: Kobold Quarterly
This article originally appeared on Kobold Quarterly, Monsters & Magic Blog, and is reprinted here in Portugese with permission. You can read the original English-language article by Matt James at http://www.koboldquarterly.com/k/front-page8319.php, and check out Kobold Quarterly books and magazines in the KQ Store. KQ encourages readers to become designers; become an Open Design patron and design a game supplement or adventure with us. Kobold Quarterly, the Kobold Quarterly logo, Open Design, and Monsters & Magic Blog are trademarks of Open Design LLC. This article is copyright © 2009 by its original author. All rights reserved.
[adrotate banner=”3″]
Cursed Lich
Tenho que admitir que ainda tento entender o conceito do mercenário. Ele funciona como níveis de substituição?
Thiago Hayashi
Na verdade, a idéia de temas é bem por aí. Ele fornece uma lista de poderes. Aí qdo vc ganha o referido nível, vc pode escolher um poder da lista do tema ao invés da lista de sua classe.
Cursed Lich
Ahh tá… Nesse caso é exatamente como eu pensava que era.
Esse tema me parece mais adequado a personagens que usem armas.