No jogo Dungeons & Dragons heróis aparecem de muitas formas diferentes. Alguns são guerreiros corajosos, outros são batedores furtivos, e outros são mestres de poder arcano ou divino. Ainda na mesma classe, heróis podem escolher qualquer número de diferentes caminhos ou métodos na medida em que aprimoram suas habilidades e ganham novos poderes. Um guerreiro pode ser um cavaleiro nobre, um assassino brutal, ou um hábil mestre em armas. Um ladino pode ser um ladrão ousado ou um malandro perigoso armado com uma sacola cheia de truques e técnicas mortais. Seu personagem poderia seguir qualquer desses caminhos, ou você pode definir um conjunto único de poderes e habilidades por si mesmo.
Os livros de regras da linha Dungeons & Dragons Essentials: Heroes of the Fallen Lands e Heroes of the Forgotten Kingdons apresentam novas versões de heróis clássicos como o guerreiro, clérigo, ladino, e mago. A série de artigos Class Compendium apresenta revisões e atualizações para as versões dessas quatro classes que foram apresentadas originalmente na 4ª Edição do Livro do Jogador, assim como uma versão atualizada do Senhor da Guerra. Essa série também apresenta talentos para essas classes, tudo em um formato gratuito, para download.
As Classes
Cada artigo da série Class Compendium fornece todas as informações da classe que você precisa para criar um personagem de uma das cinco distintas classes de Dungeons & Dragons: clérigo, guerreiro, ladino, senhor da guerra e mago. Segue uma breve descrição da classe desse mês, o guerreiro; você encontrará a apresentação completa fazendo o download do artigo.
Uma classe fornece um conjunto geral de habilidades e características que todos os personagens daquela classe partilham. Membros individuais de uma classe podem, entretanto, variar amplamente, então, muitas classes são divididas em dois ou mais tipos. Cada tipo dentro da classe representa uma abordagem ou filosofia que heróis pertencentes à classe podem personificar quando abraçam suas carreiras. Por exemplo, guerreiros incluem cavaleiros (mestres em defesa), matadores (combatentes voltados para ataque), e mestres das armas (peritos em dezenas de disciplinas e técnicas marciais). Melhor ainda, você vai perceber que alguns dos talentos (apresentados em um sexto artigo) dão suporte para combinar características e poderes de múltiplas classes e tipos internos de classes, dando a você grande flexibilidade para delinear o conjunto único de talentos do seu personagem.
Guerreiro
Mestres em combate corpo-a-corpo, um guerreiro é capaz de causar estragos com quase todas as armas para esse tipo de combate. Guerreiros são estritamente marciais por natureza, encontrando sua fonte de poder em sua própria força física e determinação mental. Intensamente treinados e possuidores de força e tenacidade excepcionais, guerreiros são, realmente, oponentes mortais. Guerreiros servem, usualmente, como defensores do grupo de aventureiros, apesar de que alguns tipos de guerreiros privilegiam ataque ao invés de defesa e se tornam formidáveis agressores.
O tipo de guerreiro que você pode criar, usando Class Compendium é um mestre em armas (o guerreiro do Livro do Jogador), um especialista treinado em numerosos ataques e técnicas especiais. Diferente do cavaleiro (knight) e do matador (slayer), que se baseiam em ataques básicos diretos e ataques poderosos, o mestre em armas eventualmente domina dezenas de poderes marciais espetaculares.
Caminhos Exemplares
Cada um desses tipos dentro da classe apresentados em Class Compendium incluem seu próprio conjunto de caminhos exemplares. Seu caminho exemplar garante a você características e poderes adicionais na medida em que você avança do 11° nível ao 20° nível. Você continua a avançar na sua classe original também – todos os poderes e características que você recebe do seu caminho exemplar vêm adicionalmente aos poderes e características da sua classe, e não ao invés deles.
Conquanto a classe descreva o papel básico de um personagem no grupo, o caminho exemplar representa uma área particular de especialização ou interesse no próprio mundo. Alguns caminhos exemplares permitem especialização em uma classe ou papel existente, como maestria em uma arma em particular, enquanto outros revelam devoção a uma causa ou organização específica.
Talentos
Incluído na série Class Compendium (em Abril) está um fascículo com talentos para completar seu personagem. A maior parte dos talentos inclusos na série Class Compendium tem a intenção de dar suporte a construção de personagens usando os livros de regras Essentials, com mais opções para uso do material Livro do Jogador, assim como dar suporte a construção de personagens usando o Class Compendium, de tal maneira a receber algumas das características de classe apresentadas em Heroes of the Fallen Lands. Para uma melhor seleção de talentos, você deve consultar Heroes of the Fallen Lands, Heroes of the Forgotten Kingdons, e o Livro do Jogador.
Usando Class Compendium com Outras Fontes
As opções de jogo apresentadas em Class Compendium são projetadas para funcionar com as opções de outras fontes de Dungeons & Dragons, sejam impressas ou online. A série apresenta as regras que você precisa para construir personagens de várias classes, mas não inclui descrições de raças, perícias ou equipamentos para personagens. Você precisará usar Heroes of the Fallen Lands, Heroes of the Forgotten Kingdons, ou o Livro do Jogador para completar seu personagem. Como sempre, o Rules Compendium fornece o completo, e mais atualizado conjunto de regras para o jogo básico.
Poderes: Quando você é instruído a escolher um poder de um tipo e nível particular para seu personagem, você pode selecionar o poder de qualquer fonte que inclua poderes daquele tipo e nível. Por exemplo, se você está jogando com um guerreiro mestre em armas e é instruído a selecionar um poder utilitário de guerreiro de 2° nível, você pode escolher esse poder do Class Compendium ou de um livro, como o Heroes of the Fallen Lands, que inclui poderes utilitários de guerreiro de 2° nível nas seções para o guerreiro cavaleiro e para o guerreiro matador.
Talentos, Caminhos Exemplares, e Destinos Épicos: Quando você escolhe um talento, um caminho exemplar, ou um destino épico, você pode fazer sua escolha de qualquer fonte, desde que o seu personagem cumpra os pré-requisitos.
Link para o texto original com o download (em inglês): http://www.wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/dra/201104fighter
Tradução: Eduardo Carvalho
Equipe REDERPG
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