Como fizemos no ano passado, a REDE RPG publica a tradução não-oficial (mas devidamente autorizada) de uma espécie de relatório escrito por Steve Jackson (da Steve Jackson Games), o qual apresenta um balanço do ano anterior no mercado de jogos conforme percebido pela sua empresa. O original, em inglês, pode ser conferido aqui.
Relatório aos Interessados: 2010
por Steve Jackson
traduzido por Marcelo Cortimiglia
A Steve Jackson Games Incorporated tem um único acionista . . . eu. Mas nós temos muitas partes interessadas – isto é, pessoas com interesse no sucesso do negócio. Entre elas, nossos funcionários, nossos distribuidores, os varejistas que levam avante nossas linhas de produtos e, é claro, as pessoas que jogam nossos jogos! Outros interessados vitais são os artistas e designers freelance com quem trabalhamos, as gráficas que criam o produto final, os voluntários que demonstram nossos jogos em convenções e lojas, e os organizadores de convenções que dependem de nós para programação de jogos, prêmios, e assim por diante.
Nós tentamos manter uma boa comunicação com todos esses interessados. Quase toda nossa comunicação hoje em dia acontece na Internet: nosso blog Daily Illuminator, nosso Twitter, as páginas web de nossos jogos e as cartas que enviamos a 200+ pessoas e empresas para quem pagamos royalties. Mas a cada ano, de 2004 para cá, escrevo um relatório parecido a um daqueles “relatório aos acionistas” emitidos por empresas de capital aberto. Muitos dos nossos interessados já nos disseram que gostam dessas informações… então, ei-lo aqui de novo.
Visão Geral
Somos, como acredito que o leitor saiba, uma editora de jogos. A cada ano, a maioria desses jogos são downloads digitais… PDFs e alguns outros tipos de arquivos vendidos através de nossa loja virtual, a e23. Também publicamos duas revistas: Pyramid (uma publicação mensal em formato PDF) e o Journal of the Travellers’ Aid Society (um zine online bissemanal).
Estamos no mercado desde 1980. Empregamos, no momento, 29 pessoas entre empregados de tempo integral e contratados (e precisamos de mais alguns), além de diversos empregados em tempo parcial.
2010: Resumo Executivo
Mantivemos coisas em catálogo, os novos jogos de dados foram um sucesso, Phil ganhou mais um nível de Chefe e eu consegui projetar um pouco E descansar também.
Esperávemos que 2010 fosse um outro ano bom, e foi. Nossa receita bruta em 2010 foi um pouco acima dos $3,5 milhões, um aumento significativo frente a 2009, e tivemos lucro. Foi um ano bom e lucrativo porque:
- Conseguimos manter os conjuntos básicos de Munchkin em catálogo a maior parte do tempo. Novamente, as vendas foram superiores ao esperado, mas este ano conseguimos lidar com isso muito bem.
- Nossos dois novos jogos de dados tiveram vendas excepcionais, e ambos foram reimpressos rapidamente.
- Continuamos a oferecer suporte para RPG, principalmente em formato PDF… que consegue se pagar em menos cópias, o que compensa um mercado cada vez menor.
Se você comparar esse relatório com o do último ano, verá uma série de similaridades. Isso não é porque o autor é preguiçoso, mas porque este ano foi bem parecido com o ano passado para nós. As grandes diferenças foram: vendemos ainda mais Munchkin, tanto através das cadeias de livrarias quanto lojas de jogos, e também vendemos um monte de jogos de dados.
Expedimos 53 itens diferentes: 25 novos e 28 reimpressões.
A linha Munchkin, incluindo o jogo de tabuleiro Munchkin Quest, contribuiu com mais de 75% das nossas vendas! Munchkin agora está disponível em 15 línguas, com mais uma já linceciada.
Nossos dois novos jogos de dados, Zombie Dice e Cthulhu Dice, contribuiram com 8,4% das nossas vendas, apesar de terem sido lançados apenas na metade do ano!
Os Pontos Altos
2010 foi realmente um outro ano bom, o quarto em sequencia.
Desenvolvimento de Munchkin
… foi muito bem sob o comando do Czar do Munchkin, Andrew Hackard. A 19ª impressão de Munchkin trouxe cartas inteiramente coloridas (todos os conjuntos básicos subsequente tiveram cartas coloridas, mas o jogo original era em dois tons até 2010). Esta reimpressão também incluiu um grande esforço para fazer com que as regras de Munchkin (para todas as caixas, não apenas o jogo original) ficassem mais limpas e rápidas, sem que isso parecesse uma mudança completa. Recebemos muito poucos comentários sobre isso quando o fizemos, o que significa que tivemos sucesso!
A 19ª impressão nos manteve suficientemete ocupados, de modo que não tivemos nenhum novo tema para Munchkin em 2010, mas já enviamos um para a gráfica. A equipe se esforçou e conseguiu mandar o Munchkin Zombies para a gráfica antes do previsto! Chegará às lojas em Abril.
Jogos de Dados
No final de 2009, mandamos dois pequenos jogos para a gráfica: Cthulhu Dice e Zombie Dice. Ambos foram bem concebidos em Setembro de 2009, intensamente testados nas semanas seguites, e mandados para a gráfica antes do fim do ano. Isso é tão mais rápido do que nosso processo de desenvolvimento habitual que me deixa confuso. Mas a melhor parte, como já mencionei algumas vezes neste relatório, é que os dois jogos vieram à toda, contribuindo significativamente para o sucesso de 2010!
Warehouse 23
A venda online de produtos físicos se manteve estável. Warehouse 23 deu lucro. Somos a loja online exclusiva de diversas editoras excelentes, incluindo Atlas Games e Grey Ghost Press, e estamos contente com isso.
e23
Nossa divisão de produtos digitais, e23, teve um volume de vendas ligeiramente maior em 2010. Acreditamos que ainda somos o número 2 ou 3 entre os vendedores de itens digitais para a comunidade de jogos – mas isso é um chute, já que não temos os números dos nossos competidores.
Em 2010, manteve uma constante programação semanal de lançamentos, adicionando 30 novos PDFs (a maioria para GURPS), uma variedade de brindes, 27 edições em PDF de livros anteriormente impressos, e 26 conversões para PDF da revista Space Gamer.
Também lançamos diversos PDFs do Amarillo Design Bureau, Atlas, Avalon, 0one Games, e outras editoras.
Organização de Negócios
Nossa organização de negócios continua confiável. Nosso financeiro e pagamentos de royalties mantêm-se atualizados há anos. Um novo relatório de fluxo de caixa bissemanal nos ajuda a julgar quando podemos enviar mais material para impressão e quando diminuir o ritmo. Nos beneficiaríamos de um processo orçamentário formal. Não temos orçamento prévio por aqui, nos viramos com algumas antigas mas efetivas regras empíricas, contabilidade de custos diligente, e uma pitada de paranóia.
Mandando Steve para Casa para Projetar Jogos
Por boa parte do ano que passou, eu trabalhei somente dois dias por semana no escritório (um pouco na gestão, um pouco no desenvolvimento). O outro lado da moeda é que mesmo quando “em casa projetando jogos”, eu passei muito tempo respondendo emails relacionados com a gestão da empresa. Mas estamos fazendo progresso.
Pequenas Coisas Legais
Entre as melhores “pequenas vitórias” de 2010:
- O Cthulhu Dice Bag, criado por Alex Fernandez, foi um enorme sucesso… e vendeu bem o suficiente para entrar na lista dos Top 40 do ano. Vendeu até mais do que alguns lançamentos Munchkin.
- Publicamos demos em Flash de Cthulhu Dice, Revolution! e Munchkin, os quais se somaram à animação de Zombie Dice que já estava disponível.
- A revista Pyramid, em seu novo formato mensal em PDF, vem gerando um lucro respeitável.
- Os três jogos de tabuleiro lançados em 2009 se pagaram já no fim de 2010. Na verdade, lançamos um suplemento para Revolution! e um reimpressão de The Stars Are Right já está marcada.
Ehhhhh . . .
Estes são pontos nos quais gostaríamos de ter vencido, mas não conseguimos direito, ou nos quais sucesso e falha estiveram misturados.
Apps… Mas Lentamente
A aplicação para iPhone Munchkin Level Counter continuou a vender bem e ter bons comentários, e o projeto já está no azul. Por isso, queremos fazer mais.
Completamos e expedimos uma aplicação para Zombie Dice. Foi planejada primeiramente para promover o jogo de dados, mas também oferecemos um upgrade de 99 centavoes. Este projeto juntou talentos de diversos integrantes da nossa equipe e me mostrou que, claramente, podemos fazer ótimas criações digitais.
Ainda assim, o progresso em outras frentes tem sido lento. A adptação para Android do Munchkin Level Counter está, enquanto escrevo, ainda a um pequeno bug gráfico de distância do lançamento, principalmente porque Android se mostrou uma plataforma difícil. O upgrade para iPad de Zombie Dice levou bastante tempo e agora está aguardando revisão por parte da Apple, mas ela não suporta multiplayer. Outro projeto que gostaríamos de ter lançado em 2010 não chegou longe o suficiente para ser anunciado.
Nós já necessitamos de um produtor de tempo integral para gerenciar nosso desenvolvimento digital, já que meu próprio tempo é um dos fatores mais limitantes na contratação e teste de aplicativos e, portanto, no lançamento das apps.
Munchkin para Xbox Live
Fizemos um acordo com a Tinderbox Entertainment para trazer Munchkin ao Xbox. Avisamos a eles que não poderíamos dar a atenção que o projeto merecia e eles disseram “Tudo bem, não somos um grande estúdio e temos outras coisas para fazer.”
Estávamos certos os dois. Muito pouco avançou aqui. É como com os aplicativos: precisamos ou de um produtor de tempo integral, ou eu preciso dedicar muito mais do meu próprio tempo a isso.
Pessoal
O quadro do nosso pessoal melhorou de novo, mas ainda não o bastante. Tivemos algumas boas adições, mas algumas pessoas também sairam… e desejamos a eles a maior sorte, mas também gostaríamos que eles tivessem ficado!
Contudo, muitos dos nossos colaboradores já estão conosco por mais de cinco anos, e diversos por mais de dez. Esta estabilidade é um ponto forte. E nossas principais linhas estão tendo atenção especial: temos dois funcionários de tempo integral dedicados a Munchkin e dois dedicados a GURPS.
Em 2010, demos bônus de férias totalizando 11,3% da folha de salário, mais aumentos modestos. Assim como em 2009, tivemos duas semanas do tipo “escritório fechado, mas todo mundo é pago” – uma no verão, outra no fim de ano – e três Dias de Jogo pagos no escritório.
Limpando a Linha de Produção
Continuamos a reiniciar projetos parados: GURPS Crusades foi finalmente lançado. Mesmo assim, nossa linha de produção continua cheia de jogos parcialmente completos, e ainda não estamos aceitando submissões externas.
Falhas
Coisas que não foram como deveriam . . .
Venda de RPG Impresso
O mercado para livros físicos de RPG continua encolhendo. O esperado lançamento de GURPS Low-Tech, com capa dura e colorido, teve vendas decepcionantes. Por outro lado, vendas do mesmo título em PDF, e dos demais suplementos em PDF em geral, foram boas.
Licença Heavy Gear
Não conseguimos fazer nada com a licença Heavy Gear, e a Dream Pod 9 pediu os direitos de volta. Não os culpamos por isso.
Impressão Sob Demanda
Já faz mais de um ano que tempos uma sala vazia esperando por um sistema de Impressão Sob Demanda e uma sólida intenção de fazer algo sobre isso. Mas ainda não fizemos. Talvez este ano.
UltraCorps
Mais uma vez, não lançamos o jogo UltraCorps. Estamos agora usando um serviço de hospedagem virtual e a confiabilidade parece aceitável; o contínuo atraso de UC é outro caso de “Não há tempo suficiente para gerenciar os projetos digitais”.
Estado da Indústria
2010 foi, de modo geral, um bom ano para o hobby, mas não nos trouxe muitas manchetes.
- Foi anunciado que Tim Burton fará um filme baseado no Monsterpocalypse da Privateer Press.
- Verdade ou não, o meme “Pathfinder vende mais que D&D 4e” ganhou bastante atenção na blogosfera.
- A Barnes & Noble dedicou uma inteira prateleira para jogos. Mais do que uma competição, isso indiretamente ajuda os vendedores locais . . . novos consumidores vão desejar expansões e, para isso, terão que visitar as lojas especializadas!
- Borders Books, outro importante vendedor de jogos para o mercado de massa, sofreu uma série crise de fluxo de caixa e atrasou o pagamento para seus fornecedores.
- O mercado foi tomado por jogos de tabuleiro de estilo europeu de velhas e novas editoras.
- Miniaturas plásticas pré-pintadas continuam populares, mas o mercado está instável. Já em 2011, a WotC descontinuou a linha de miniaturas plásticas D&D.
- HeroClix voltou.
Objetivos Comuns e Parceiros
SJ Games continua a valorizar e confiar em nossos parceiros. Entre eles, incluem-se:
- os distribuidores com quem temos contratos de espaço de armazenagem, tornando mais fácil pra nossos varejistas manterem nossas linhas de produtos;
- PSI, nosso agente de atendimento de pedidos para as vendas de outros distribuidores;
- as muitas editoras estrangeiras que estão traduzindo lançamentos de Munchkin e outros jogos;
- Adventure Retail, que nos representa na Origins, GenCon, e outras grandes convenções;
- os organizadores de convenção que exibem nosso trabalho, e os dedicados hobbistas que servem como Men In Black demonstrando nossos jogos em lojas e convenções;
- GPI, que faz a maior parte das nossas impressões;
- e as editoras, pequenas e grandes, que distribuem seus produtos digitais através da e23.
Prioridades 2010: Como Foram
Tivemos quatro prioridades em 2010:
- Nossa primeira prioridade era manter as caixas básicas de Munchkin em catálogo. Fomos muito bem aqui – e conseguimos melhorar a qualidade ainda por cima! Só por isso já garantimos um bom ano.
- A segunda prioridade era dar suporte a Munchkin e MQ com novos lançamentos. Quase um sucesso. Novos lançamentos para Munchkin: vários! Novos lançamentos para MQ: um, Munchkin Quest: Portal Kombat. Novos lançamentos digitais para Munchkin: apenas um, o aplicativo para Android Munchkin Level Counter, que saiu só em Fevereiro de 2011. Gostaríamos de ter feito dois.
- A terceira prioridade era promover melhor a empresa. Tentamos uma série de coisas: mais visitas aos vendedores (sucesso parcial), eventos de promoção em cadeias de livrarias (completo desperdício de esforço), grande presença na PAX (grande sucesso), demonstrações em Flash (sucesso artístico que não se traduziu em grande retorno de visitas), bate-papos em Ustream (poucas centenas de visitas cada, mas conseguimos bons comentários). Não contratamos um gerente para comunidades.
- A quarta prioridade era aumentar a equipe. Temos prometido substitutos para os talentos perdidos durante o ano e alguns dos buracos já foram tapados. Então: sucesso aqui, mas esforço contínuo é necessário.
Prioridades para 2011
Nossas prioridades para 2011 são:
- Primeira: manter as caixas básicas de Munchkin e Munchkin Quest em catálogo.
- Segunda: lançar diversos produtos Munchkin em diferentes formatos (incluindo digital); levar Munchkin a novos mercados; promover Munchkin entusiasticamente.
- A terceira prioridade será lançar mais jogos de dados, e possivelmente um ou mais pequenos jogos de cartas em uma faixa de preço similar. Isso é importante, mas as duas primeiras prioridades já foram escolhidas . . . !
- A quarta prioridade será, novamente, comunicar melhor e promover melhor, começando com um verdadeiro upgrade na nossa presença na Web e na nossa loja virtual.
Todo o resto é uma não-prioridade, algo a fazer se as prioridades estão sob controle. Sim, temos muito mais projetos em mente, mas as prioridades vêm em primeiro lugar!
Obrigado, como sempre, pelo seu apoio.
– Steve Jackson
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rederpg
[Novo Post] Steve Jackson e o Mercado de RPG em 2010 – https://www.rederpg.com.br/wp/2011/03/ste…
Dri_a
RT @rederpg: [Novo Post] Steve Jackson e o Mercado de RPG em 2010 – https://www.rederpg.com.br/wp/2011/03/ste…
Eduardo Santos de Lima
É o bom é velho RPG em livro está em baixa!, agora é tudo virtual diga-se loja e23 com vários pdf; para GURPS pouca coisa mesmo…. deixou de ser o carro chefe. Vamos vê no que dá.
Nerun
Pois é. Soltei um “uau” aqui. Munchikin respondendo por 75%, outros 8% de outro jogo de dados, GURPS não é nem 10%… Li isso em outro blog: GURPS não é mais o carro chefe da SJ Games há muito tempo, eles não s epreocupam mais com o sistema, muito menos com o que acontece com ele no Brasil. Basta ter alguém que pague a licença… Como a Devir foi a única que se interessou… Seria bom se a Devir vendesse o GURPS em pdf também. Eu compraria. Comprei muitos PDFs da e23, muitos mesmo. Completei minha coleção 3a edição.
MTelles
Na verdada, Nerun, já faz alguns anos que o GURPS deixou de ser o carro-chefe e virou um produto complementar da SJG…
Um grande abraço,
Marcelo Telles
Coordenador do REDERPG
cortimiglia
Pois é, Munchkin vende muito mais em comparação a GURPS. Por ser um jogo rápido, dinâmico, divertido e relativamente simples, faz muito sucesso mesmo entre um público que tradicionalmente não compra jogos: os jogadores casuais.
Agora, isso não quer dizer que a empresa vai abandonar o GURPS. Pelo contrário, o suporte tem sido muito eficaz, ainda que na forma predominante de lançamentos digitais. Além do contínuo lançamento de novidades (uma média de mais de um suplemento por mês, acredito), um grande indicativo de que GURPS continua significativo nos planos da empresa é o fato de haver um editor-chefe para a linha: o competente Sean “Dr. Kromm” Punch.
E, assim como não acredito que GURPS será descontinuado, também não acredito em uma 5ª edição nos próximos anos.
Luizinho
Espero que eles vendem cada vez mais Munchkin e jogos de dados se com isso eles continuarem dando suporte para o GURPS.
A Devir poderia vender pdf.