Já faz alguns anos que os Roleplaying Games (jogos de interpretação), mais conhecidos pela sigla RPG, vem sendo usados além da área de entretenimento e diversão. Tem havido experiências em várias áreas do conhecimento humano usando o RPG, que tem mostrado ser uma poderosa ferramenta. Uma, em particular, tem chamado a atenção: a Educação.
Quem primeiro chamou atenção para o enorme potencial do RPG na Educação foi o psicólogo Alfeu Marcatto, com o seu livro “Saindo do Quadro”. Saiba mais sobre em http://www.alfmarc.psc.br .
Eu mesmo, que sou professor da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro, tenho feito desde 1998 nas escolas públicas em que eu trabalho, oficinas aplicando RPG na Educação. O meu trabalho foi citado na reportagem sobre RPG e Educação da revista on-line do site Educarede http://www.educarede.org.br e foi filmado pelo “Nós da Escola” um dos programas de televisão da Multirio http://www.multirio.rj.gov.br , empresa que faz a capacitação dos professores da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro através das várias mídias.
O fato é que, a cada ano, surgem mais teses e trabalhos sobre o RPG e o seu uso enquanto instrumento pedagógico.
Contudo, da mesma forma que as experiências com RPG na área da Educação vem crescendo a cada ano, também constatamos que muitas delas são experiências “isoladas” e/ou desconhecidas para a imensa maioria dos jogadores de RPG brasileiros e possíveis interessados no assunto.
A maior iniciativa em aglutinar e promover essas experiências aconteceu nesse ano de 2002 com o I Simpósio RPG & Educação, promovido pela Devir e pela associação Ludus e que aconteceu paralelamente ao Encontro Internacional de RPG em São Paulo. Saiba mais sobre esse evento indo nos endereços e .
Esse foi um primeiro passo em criar um intercâmbio e uma maior divulgação das iniciativas com o RPG, como o trabalho pioneiro de Carlos Klimick, um dos primeiros no Brasil a efetivamente aplicar o RPG na Educação, cujo o trabalho pode ser conferido em http://www.historias.interativas.nom.br e a RPG em Debate, lista de discussão brasileira que visa reunir todos os interessados em aplicar e pesquisar o RPG sob o ponto de vista dos várias áreas do conhecimento humano. Você pode se inscrever na RPG em Debate no endereço http://groups.yahoo.com/group/rpg_em_debate/ ou enviando e-mail para rpg_em_debate-subscribe@yahoogroups.com .
Visando criar um ponto convergente para troca dessas experiências no espaço entre um Simpósio e outro, nós da Rede RPG indicamos a RPG em Debate como o espaço privilegiado para isso.
Por Marcelo Telles
Coordenador da REDERPG
professor da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro
***